Sucessões

Sobre a especialidade

O direito das sucessões é a parte do direito que trata sobre a herança, isto é, sobre a transferência de bens e/ou direitos através de regras legais de partilha ou por testamento.

Áreas de atuação em Sucessões:

Inventário

Além de todo o sofrimento que envolve o falecimento de um familiar, também é necessário [no prazo de 60 dias] abertura de inventário ou arrolamento de bens, a fim de que seja partilhado o patrimônio (bens e direitos). 

Assim, o inventário nada mais é do que o processo que gera o instrumento que formaliza essa divisão entre os herdeiros.

Importante esclarecer que o inventário pode ser judicial (perante o judiciário) ou extrajudicial (em cartório de notas).

O Inventário Extrajudicial se torna possível nos casos em que haja um consenso entre os herdeiros e que estes sejam capazes e maiores. (Verifique aqui no nosso blog artigo sobre as vantagens do inventário extrajudicial).

Planejamento Sucessório e Testamento

O escritório Mello e Araújo atua também na área do planejamento sucessório, prestando assessoria jurídica na apresentação de recomendações estratégicas e alternativas para organização de transferência patrimonial com maior eficiência e menores custos. 

Portanto, importante que a organização do patrimônio não seja um encargo dos herdeiros, eis que não são raras as oportunidades que tais situações provoquem desentendimentos familiares, sendo que a situação se torna ainda mais complicada quando há cotas societárias de empresas a serem herdadas, pois envolvem outras pessoas (sócios), disposições sobre a legitimidade sobre a gestão, conflitos de interesses, o que, inclusive, é uma das grandes causas de descontinuidade e dissolução de atividades empresariais.

||

Elaboração de testamento

O testamento é utilizado para que o patrimônio de uma pessoa, após sua morte, possa ser partilhado conforme sua vontade anunciada em vida, respeitadas as restrições legais para aquele que possui herdeiros necessários (filhos/pais/cônjuges)

||

Doação em vida

A doação em vida é um instrumento de transmissão de recursos, bens e direitos para herdeiros e terceiros conforme a vontade do doador. Assim, pode concretizar a doação de imóveis em vida, bem como outros itens do seu patrimônio. Diferente do testamento, o dono do patrimônio não precisa respeitar aquelas limitações quanto aos herdeiros legais, eis que a transferência de propriedade é em vida

||

Pactos antenupciais / Análise do regime de casamento

O pacto antenupcial é um contrato pré-nupcial ou convenção matrimonial firmado pelos casais antes da celebração do casamento que serve para registrar a escolha do regime de bens a ser adotado durante a união e questões patrimoniais

||

Constituição de holding patrimonial

Nada mais que um mecanismo jurídico que consiste na criação de uma pessoa jurídica que tem como objeto social a administração de um patrimônio, isto é, os sócios transferem seus bens imóveis de pessoa física para a empresa, integralizando o capital da holding, com diversas vantagens de ordem tributária, de planejamento sucessório e de proteção patrimonial

Receba nossas novidades!

Para não ficar de fora dos nossos artigos no blog e das notícias jurídicas atuais, deixe seu e-mail para receber as nossas novidades!