A ASSESSORIA JURÍDICA É PARTE FUNDAMENTAL NA CONSTRUÇÃO DO NEGÓCIO

Esta frase dita por um advogado pode soar como defesa em causa própria ou mesmo, no popular, “puxar a brasa para a própria sardinha”, mas quando ela vem de um renomado empresário ganha muito mais força e notoriedade.

Tallis Gomes, empresário jovem de sucesso, listado pela Forbes 30 Under 30, fundador de empresas como Easy Taxi, Singu e Gestão 4.0, além de escritor de livros best sellers na área de negócios, afirmou o seguinte: “Não se economiza dinheiro com bons advogados, aprendam isso e levem isso para a vida” em um artigo publicado no LinkedIn.

UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA DEVE ACOMPANHAR O NEGÓCIO DESDE O INÍCIO

TG, como também é conhecido, fez questão de lembrar desta dica em recente postagem no próprio perfil do Instagram, na qual sugere que um negócio em seu início pode ter a seguinte alocação de capital: 50% folha, 25% growth, 10% G&A e 15% com advogado ou escritório de advocacia. Isso mesmo! Na visão dele, 15% do capital inicial de um negócio que visa escalar precisa ser investido com advogados.

Assim, ele mesmo já fornece um parecer com base na visão do empresário sobre a alocação de 15% do capital com advogados, pois não se trata “[…] de excesso de zelo, mas necessidade básica. É de suma importância possuir um bom advogado te acompanhando desde o início do negócio. Acredite: investir nisso agora te poupará milhares de reais no longo prazo.”.

Concordamos com ele não só por sermos advogados, mas por entender como isso pode ser feito, os benefícios trazidos para a empresa e o impacto altamente proveitoso que pode ser gerado para o negócio.

15% NÃO É MUITO?

Pode até parecer, mas o que a gente pode concluir da afirmação de Tallis Gomes é que este valor investido será recuperado de outra forma no negócio.

A empresa terá um crescimento significativo, além da diminuição de riscos jurídicos importantes, o que fará com que este valor acabe sendo pequeno se comparado às vantagens obtidas.

Portanto, o custo-benefício para o negócio é altíssimo e muito bem-vindo!

O PRINCIPAL OBJETIVO É A PREVENÇÃO DE RISCOS JURÍDICOS

O objetivo é exatamente este: o escritório de advocacia tem de ser um parceiro do empresário para apontar os riscos, indicar caminhos jurídicos, enxergar saídas legais e oferecer ideias que sejam capazes de criar a cultura de prevenção jurídica na empresa desde cedo, o que certamente fará com que o negócio cresça, se desenvolva e se torne um ótimo player de mercado.

A assessoria jurídica não pode ser vista como uma mera burocracia ou despesa pura e simples, em verdade, deve ser vista como uma parceira, um investimento capaz de trazer inúmeros benefícios a curto, médio e longo prazo.

A título de exemplo, antes mesmo de o negócio estar em prática, o advogado poderá ser consultado para elaborar o acordo de sócios e o próprio contrato social da empresa, antevendo possíveis questionamentos e deixando tudo às claras para aqueles que tocarão o negócio.

Mesmo tendo sócios, dificilmente, o negócio irá para frente sem a ajuda de colaboradores, aqui no sentido mais amplo, não necessariamente empregado formal com carteira de trabalho.

Até para saber o que é possível e qual a melhor maneira de contratação – recomendamos a leitura de dois artigos já publicados sobre o tema: aqui e aqui – com menores riscos, é necessário e essencial que um advogado da área trabalhista preste esta assessoria jurídica especializada.

De igual sorte, se seu negócio lida diretamente com consumidores, numa relação B2C, é preciso estar atento para os seus clientes de forma ainda mais direta, pois eles são a principal parte para sustentação e escalabilidade do seu negócio. Então, neste caso, uma assessoria jurídica especializada em relações consumeristas é primordial para que se possa ser consultada sempre que uma dúvida surgir, uma ocorrência precise de resolução ou uma ideia tiver de ser implementada no negócio.

A ASSESSORIA JURÍDICA É PARTE FUNDAMENTAL PARA O SEU NEGÓCIO SER CONSTRUÍDO

A assessoria jurídica é parte fundamental, que não pode ser negligenciada em nenhum momento pelos sócios e muito menos encarada como uma despesa burocrática. Ao contrário, a assessoria jurídica para empresas possui o intuito de ajudar o negócio a crescer e se manter relevante no mercado, evitando-se riscos e atuando de forma preventiva.

Uma assessoria jurídica especializada, que entenda o modelo de negócio da empresa, é capaz de trazer um benefício e compensar todo o custo do investimento, sobretudo quando abrangente e tenha atuação nos principais ramos do seu negócio como o âmbito trabalhista, consumerista e as relações com fornecedores, trazendo assim altíssima eficiência para a sua produção, gestão e análise de riscos.

Você já tinha prestado atenção para esta questão? Você tem uma atuação preventiva na sua atividade empresarial? Você possui um escritório parceiro jurídico?

É preciso conhecer detalhadamente a legislação e o negócio empresarial para tomar decisões, diminuir riscos, investir e aproveitar as possibilidades previstas que se encaixem na sua empresa.

O CONTEÚDO FAZ SENTIDO PARA O SEU NEGÓCIO? COMENTE E COMPARTILHE!

 

Artigo originalmente publicado no Blog do Hub Salvador na data de 10/03/2021.

Sobre o Autor:

Compartilhe com amigos:

Deixe um comentário:

Receba nossas novidades!

Para não ficar de fora dos nossos artigos no blog e das notícias jurídicas atuais, deixe seu e-mail para receber as nossas novidades!