O que faz uma empresa estar entre as 10 melhores para se trabalhar?

Recentemente, foi publicada uma matéria no Correio[1] sobre as 10 melhores empresas para se trabalhar na Bahia, segundo a ONG Great Place to Work (GPTW)[2].

O que logo chama a atenção, entretanto, é o fato de somente 45 empresas e organizações terem se inscrito para concorrer ao prêmio. Porém, apenas Salvador, possuía em 2018, 57.066 empresas ativas, segundo os últimos dados disponíveis do IBGE[3].

As perguntas que ficam são: como as outras mais de 50 mil empresas e organizações olham para o respectivo ambiente de trabalho? Qual a prioridade de proporcionar e manter um ambiente com qualidade?

Qual o diferencial dessas empresas?

Mesmo que somente possam concorrer empresas e organizações com mais de 30 empregados, é possível concluir que o número de empresas que se candidataram é imensamente inferior à quantidade existente apenas na capital baiana.

Um traço comum às 10 vencedoras é o objetivo de proporcionar um ambiente de trabalho de excelência para os seus empregados. Além disso, todas as empresas candidatas possuem uma taxa média de rotatividade de somente 4% ao ano, revelando assim um percentual extremamente baixo para a média. Antes de tudo, isso sem dúvidas, é reflexo da qualidade do ambiente e das condições de trabalho, que pode ser obtido, dentre outros motivos, pela retenção da mão de obra qualificada.

Nesse sentido, no âmbito da gestão de pessoas e incentivos de desenvolvimento de carreira aos seus empregados, ficou constatado que:

  • 70% delas oferecem bolsas de estudo para graduação ou pós;
  • 40% tem auxílio para cursos de idiomas;
  • 60% possuem programas de coaching/mentoria;
  • 40% disponibilizam uma verba que pode ser usada para o desenvolvimento dos funcionários de acordo com a escolha de cada um, enaltecendo sua liberdade e autonomia.

Ainda, as respostas mais frequentes dos empregados, para explicar os motivos pelos quais permanecem nestas empresas, eram de que elas oferecem oportunidade de crescimento, qualidade de vida e alinhamento de valores. Esses fatores, portanto, levaram 97% dos entrevistados a afirmar que são bem tratados independentemente de sua cor, etnia, orientação sexual, gênero ou idade. Em suma, esse alto nível de satisfação pode ser conquistado através de mecanismos como:

  • Existência e cumprimento de um código de ética;
  • Programas de combate ao assédio;
  • Disponibilização de canais de atendimentos e ouvidoria inclusive de forma anônima.

Gestão de pessoas e a questão jurídico-trabalhista caminham lado a lado em uma empresa

Lado a lado com a gestão de pessoas, é possível mencionar também a questão jurídico-trabalhista, através do empenho no cumprimento das normas e previsões legais. Aliado à prevenção com consultorias que evitam a judicialização de casos, é também um ponto forte destas empresas constantes do Top 10.

Como exemplo de medidas adotadas que contribuem para qualidade do ambiente de trabalho, podemos citar algumas ações da SimplesVet[4]. Listada entre o Top 10, durante a pandemia, a SimplesVet “nadou contra a maré” e obteve resultados positivos.

A referida empresa disponibilizou, antes mesmo das medidas provisórias e leis específicas para o período, todo o material e equipamento necessário para que os empregados trabalhassem de casa. Em alguns casos, foi concedido até uma ajuda pontual para investimento no conforto do lar, já que se tratava do novo ambiente de trabalho.

Além disso, nas empresas em que se costuma ter um ambiente de trabalho de qualidade, constatou-se uma preocupação com seu quadro pessoal, numa tentativa de se manter a proximidade e a atenção mesmo que na distância imposta pela situação atípica que o mundo vem enfrentando.

Sua empresa tem dado importância ao ambiente laboral? Você tem consultado uma assessoria jurídica para adotar as melhores práticas trabalhistas?

É preciso estar atento à essas questões para engrandecer sua equipe e motivá-la, diminuindo riscos e fazendo seu negócio prosperar cada vez mais.

 

Artigo originalmente publicado no Blog do Hub Salvador na data de 23/09/2020.


[1] https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/top-10-conheca-as-melhores-empresas-para-trabalhar-na-bahia/

[2] Melhores empresas para trabalhar na Bahia (7ª edição – GPTW): 1ª Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; 2ª Kordsa; 3ª Simples Vet Tecnologia; 4ª Embracon BA; 5ª Wish Hotel da Bahia; 6ª Laboratório Sabin; 7ª Bomconsórcio; 8ª Jacobina Mineração – Yamana Gold; 9ª Veracel Celulose; 10ª Natulab Laboratório Farmacêutico.

[3] https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/salvador/pesquisa/19/29763?tipo=ranking&indicador=29762

[4] https://www.linkedin.com/pulse/simplesvet-uma-das-3-melhores-empresas-para-trabalhar-josaf%C3%A1-trigo/?utm_campaign=newsletter_interna_2020_16&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Sobre o Autor:

Compartilhe com amigos:

Deixe um comentário:

Receba nossas novidades!

Para não ficar de fora dos nossos artigos no blog e das notícias jurídicas atuais, deixe seu e-mail para receber as nossas novidades!